Como a ciência funciona: O Positivismo Lógico.

julho, 2007

No texto anterior tratamos sobre a definição de hipótese, teoria e lei de acordo com as ciências naturais. Só pra relembrar o que foi dito:

  • A: Hipóteses são idéias que tentam explicar um fato observável;
  • B: Teorias são hipóteses que passaram pelo processo de averiguação de suas previsões e;
  • C: Leis são hipóteses que explicam eventos que ocorrem com regularidade.

A pergunta lógica que deveríamos fazer ao observar as definições acima é, qual o processo de averiguação que se usa para constatar as previsões ou a regularidade de uma hipótese? Essa é uma pergunta bastante importante já que o método empregado acaba por definir o que é uma teoria ou o que é apenas uma hipótese sem valor algum.

No decorrer da história do mundo, houveram muitas propostas sobre o método de análise cientifica. Um dos mais notáveis foi chamado de Positivismo Lógico (ou Empirismo Lógico). O Positivismo Lógico surgiu durante o Iluminismo e teve forte influência do círculo de Viena e do trio britânico de filósofos, John Locke, George Berkeley e David Hume.

Pelo Positivismo Lógico uma hipótese só pode ser considerada válida se suas previsões puderem passar por um teste empírico, ou seja, se suas previsões puderem ser observadas ou sentidas pelosorgãos dos sentidos.

Por exemplo, eu posso pegar uma caixa de “Especialidades Nestlé” e dizer que dentro dela vão ter três Charges. Bastaria abrir a caixa e contar a quantidade de Charges que ela contém, se fossem três minha hipótese estaria confirmada de forma empírica e passaria a ser chamada de teoria. A teoria permaneceria válida até que uma caixa de “Especialidades Nestlé” que contivesse qualquer número de Charges diferente de três fosse encontrada.

Observamos portanto que pelo método do Positivismo Lógico toda teoria era válida até que se provasse o contrário e o conhecimento cientifico podia ser quantificado de forma probabilística. Ou seja, quanto mais caixas de Especialidades Nestlé fossem abertas e contivessem três Charges, mais provável era de que o enunciado “toda caixa de Especialidades Nestlé tem apenas três Charges” fosse verdadeiro.

Podemos afirma então que o Positivismo Lógico:

  • A: Estabelecia o empirismo como o diferencial do que era cientifico e do que era metafísico e
  • B: Pregava a progressão do conhecimento cientifico.

O Positivismo Lógico foi a base do método cientifico até que recebeu severas críticas do filósofo austríaco Karl Popper. As críticas de Popper bem como suas idéias serão discutidas no próximo texto.

Indo além:

O Método Científico: Como o Saber Mudou a Vida do Homem