Darwin com frevo no pé.

julho, 2008

Durante o encontro anual da SBPC deste ano, tive a oportunidade de conhecer de perto o bloco carnavalesco “Com ciência na cabeça e frevo no pé”. E apesar de não ser lá muito fã de carnaval, adorei a proposta.

"Aí Dumond, conhece aquela do aviador? Einstein, suas piadas são de gosto relativo."

"Aí Dumond, conhece aquela do aviador? Einstein, suas piadas são de gosto relativo."

A idéia é usar a empolgação do carnaval para divulgar ciência. Uma tarefa um tanto inusitada, afinal, o trabalho de divulgação científica já é complicado pelos meios tradicionais, que dirá durante a passagem do trio elétrico.

Mas o “com ciência na cabeça” não só encarou o desafio, como o fez com muita criatividade. O bloco sai com bonecos, próprios das tradições de Olinda, de cientistas famosos. Temos Darwin, Einstein, Santos Dumond e José Leite Lopes, físico tão pernambucano quanto o bloco, falecido em 2006.

Trio Polegar (Thiago, Fernanda e Andréa) e Einstein.

Trio Polegar (Thiago, Fernanda e Andréa) e Einstein.

Além dos bonecos, o bloco distribuí fichas contendo uma biografia resumida de cada boneco/cientista . No último carnaval, além do boneco de Santos Dumond, parte dos integrantes se vestiram de aviadores e balões para comemorar o centenário do 14 Bis.

O bloco promete novidades para o ano que vem. Entre elas, um boneco de uma cientista mulher. Assim como o nome do bloco, a escolha da cientista será feita por votação online. Avisaremos aqui no Polegar tão logo as votações comecem.

Evolução. Nota... DEEEZZ

Evolução. Nota... DEEEZZ

Fico realmente admirado com os organizadores do “Com ciência na cabeça e frevo no pé”. A divulgação científica brasileira precisa de mais iniciativas geniais como esta. Apesar do meu pouco interesse no carnaval, eu acharia o máximo sair de Darwin no ano que vem!!!

Vamos pra Pernambuco ano que vem???

Vamos pra Pernambuco ano que vem???

PS1: O crédito das fotos é da Fernanda.
PS2: O feed de nosso podcast voltou a funcionar, embora o player ainda esteja com problemas. O endereço do feed é: http://feeds.feedburner.com/polegarcast