Polegar novo de novo.

abril, 2012

Não, seus olhos não estão te enganando. O Polegar Opositor finalmente recebeu aquela merecida atualizada no visual. Mas a atualização é um pouco mais que estética. A ideia principal era sim oferecer aos visitantes um site mais bonito mas que também priorizasse o acesso ao conteúdo e se integrasse melhor às redes sociais.

No que diz respeito à parte estética, optamos por abandonar de vez aquele visual “encapsulado” (fundo cinza que delimitava a área útil do site) por um mais clean com o fundo todo branco. As cores já estabelecidas da nossa identidade visual (vermelho, cinza e branco) foram retrabalhadas. Por todo o site agora pode ser visto a utilização destas cores e de algumas variantes de maneira mais uniforme e consistente.

Outra medida para deixar o visual do site mais consistente foi a adoção de uma tipografia única. Todos os textos do site agora usam a mesma fonte, independente do sistema operacional, navegador ou de você possuir ou não a fonte instalada em seu sistema.

O já tradicional logotipo do Polegar também sofreu algumas mudanças. O macaco e o homem estão mais próximos e junto com o “P” formam um ícone que pode ser usado de forma independente.

No que diz respeito às funcionalidades a que se destaca imediatamente é a reorganização do conteúdo do site em seções que podem ser acessadas da nova barra de navegação. Embora existam problemas em classificar o conteúdo em categorias fixas (e estas categorias não são tão fixas assim já que um texto pode pertencer a mais de uma ao mesmo tempo), reconheço que esse tipo de organização tem sem valor, em particular para facilitar a navegação de novos visitantes além de criar mais uma maneira de descobrir conteúdos no site.

Cada uma destas categorias ganhou uma cor própria que é indicada ao passar o ponteiro do mouse por sobre a barra de navegação. Estas cores também podem ser vistas na borda esquerda que decora os textos na página principal do site e em outros detalhes na página única de cada texto.

Por falar na página única (a página que contém o texto na íntegra e a caixa de comentários), ela foi redesenhada para deixar o foco do leitor completamente no texto. Inspirada em serviços como o Instapaper e o Readability, o texto fica completamente centralizado na página sem distrações em nenhuma das laterais. A barra lateral de navegação é transferida para o topo da página, ao lado do logo, deixando o texto em foco completo, sem distrações, animações, ou imagens que não sejam pertinentes ao conteúdo.

Como a página única dos textos foi projetada especificamente para permitir a leitura sem distrações, eles não aparecem mais na íntegra na página inicial do site. A ideia é que a página principal sirva como uma espécie de “hub” de conteúdo, exibindo um resumo dos textos e dando aos visitantes meios de consumir aquele conteúdo da melhor maneira possível.

Outra funcionalidade a este respeito é que agora todos os novos textos possuem uma versão em áudio que pode ser acessada pela página principal através de um ícone que aparece ao lado do título, ou ao final do texto na página única. Textos antigos que são muito populares irão gradativamente receber versões em áudio e um feed especial para os audiotextos também será disponibilizado em breve (UPDATE: Aparentemente não é possível disponibilizar um feed específico para estes conteúdos de forma que o Polegarcast continua com seu feed dedicado e os audioposts podem ser assinados utilizando o feed normal do Polegar Opositor).

Outras mudanças menos visíveis também foram feitas. Agora o site carrega muito mais rápido que o anterior, HTML5 e CSS3 foi usado amplamente para garantir um código mais semântico o que ajuda no bom funcionamento de programas leitores de tela muito utilizados por deficientes visuais, além de garantir uma melhor indexação do conteúdo pelos motores de busca (incluindo o do próprio site, claro).

Enfim, há outras novidades e muita coisa ainda está um pouco fora do lugar. Se encontrarem algum problema grave de usabilidade ou que esteja impedindo o aproveitamento completo do nosso conteúdo, ou quiserem dar uma opinião ou sugestão, por favor escreva pra gente no contato@polegaropositor.com.br.

Fora isso, espero que gostem.

Abraços da equipe do Polegar Opositor.

ouça este texto
Reproduzir